A Paróquia Nossa Senhora da Penha

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA AGRADECE SUA VISITA

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PALAVRA DO PADRE


Querida comunidade estamos vivenciando o Tempo Comum em que a Palavra de Deus nos mostra a missão de Jesus e nos convida a assumirmos a nossa missão. Estamos retomando nossas atividades pastorais e reencontrando o caminho da missão que o Senhor Jesus nos deixou de irmos por todo o mundo e anunciar o seu Evangelho, fazendo com que todos os povos se tornem seus discípulos e sigam os seus ensinamentos. Escutar responsavelmente o Evangelho é vivê-lo. Escutar responsavelmente o Evangelho é vivê-lo e praticá-lo na vida diária. E isso não é nada fácil. Por isso Jesus diz que a porta é estreita e que apenas os que se esforçam entrarão por ela no Reino de Deus. Não basta escutar sermões, não basta apenas realizar muitas atividades dentro da comunidade se o nosso coração realemente não se deixar transformar pela força do Evangelho. Não são as práticas piedosas que nos salvarão. Muitos vivem buscando poder e status na vida da comunidade e se esquecem de que se não se converterem realmente a Jesus, não se deixarem questionar pelos seus ensinamentos, assumindo sua proposta de amor, ouvirão quando chegar o dia do juízo final, aquilo que Jesus disse: “Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e o seus anjos. Porque eu estava com fome e não me deste de comer, eu estava com sede e não me deste de beber, eu era estrangeiro e vocês não me receberam em casa, eu estava sem roupa, e não me vestiram, eu estava doente e na prisão, e vocês não me foram visitar” (Mt 25, 41-43). Devemos saber que Deus chama a todos, que a porta que conduz ao Reino é estreita e pode fechar a qualquer momento. O que realmente importa é a conversão ao Evangelho. Tudo o mais é simples curiosidade e ilusão que nos distrai perigosamente. O Evangelho é salvação para os que o escutam responsavelmente, sejam eles ou não descendentes de Abraão, católicos ou evangélicos desde seu nascimento. No último dia, o Senhor reconhecerá apenas aqueles que agora e aqui O reconhecem nos homens. Reconhecer Jesus nos homens é reconhecer a dignidade de cada ser humano, respeitar seus direitos, ter em conta suas necessidades e, principalmente, solidarizar-se com os pobres, os marginalizados, os oprimidos. Qualquer coisa que façamos a um desses, ao próprio Senhor o estamos fazendo. “Há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”. Chegará o grande Dia do Juízo e, então, a surpresa virá implacavelmente sobre muitos que acreditavam ser os verdadeiros cristãos. E esses, que pensavam ser os primeiros, dirão: “Senhor, abra-nos a porta”. E o Senhor lhes responderá: “Não sei quem sois, não vos conheço”. E eles começarão a dizer: “Havemos comido teu pão e bebido teu sangue, teu Evangelho foi pregado em nossas igrejas.” Mas a lembrança de todas essas práticas religiosas não servirá de nada se não forem acompanhadas da prova decisiva no juízo: o amor aos demais, principalmente aos necessitados. E muitas vezes encontramos pessoas brigando por poder ou cargos em nossos altares. Há um cristianismo oficial que é bom quando expressa autenticamente em palavras e obras as atitudes da fé, da esperança e do amor, mas que é vã hipocrisia quando não é assim. Por outro lado, há outro Cristianismo sem nome, anônimo, que não se expressa em ritos e palavras, mas que realiza na vida a mensagem de Cristo. A verdade cristã é eminentemente prática. Consiste na conversão do homem para uma ordem nova, na qual habita a justiça, a paz, a fraternidade e o amor. Os homens que trabalham por esses valores se salvarão e ocuparão os primeiros lugares. Queridos irmãos, esforcemo-nos para que Deus nos encontre também entre eles e nos deixe entrar em Seu Reino celestial.
Padre Claudemir Ortunho

Nenhum comentário:

Postar um comentário