A Paróquia Nossa Senhora da Penha

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA AGRADECE SUA VISITA

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ENCONTRO COM OS PAIS DOS CATEQUIZANDOS EM ESTRELA D'OESTE

No dia 09 de maio, na Igreja Matriz de Estrela d'Oeste, aconteceu o Encontro de Espiritualidade com os pais dos catequizandos, casais e famílias da comunidade. Foi um momento preparado para cultivar o encontro pessoal com Jesus na Eucaristia, preparado pela Catequese e Grupos de Casais (Pastoral Familiar), em consonância com as urgências elencadas pelas paróquias do Setor Jales, que elencou a Família como uma das urgências a ser trabalhada mais afinco em 2012, em conjunto com a Catequese. Foi um momento profundo de oração e reflexão sobre a Palavra de Deus, tirada do Evangelho de Lucas 11,33-35, com a seguinte reflexão:

TEMA: “CATEQUESE NA FAMÍLIA” - LUCAS 11.33-36 
 Em muitas famílias encontramos pessoas que tem um olhar negativo das coisas de Deus, da Igreja e da Catequese. Acham sempre que a Igreja exige demais, que são muitos anos de catequese, que não se precisa ir à missa e participar da vida da comunidade, que não é necessário ser dizimista, e assim por diante...
Este trecho do evangelho de Jesus nos mostra que a candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso.
Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado pela Palavra de Deus que é a verdade, sem ter parte alguma em trevas, a tua vida será inteiramente iluminada.
Jesus aqui nos dá uma importante lição sobre como devemos pensar e proceder. Ele compara os olhos com candeias, que têm a função de iluminar o corpo. O que os nossos olhos têm visto ultimamente? Será que eles têm realmente iluminado nosso corpo ou têm trazido trevas para as nossas vidas, nossa família, nossos filhos?
Todos os dias somos bombardeados com imagens, cenas que em nada edificam nossas vidas. A televisão implanta em nossas mentes os valores de uma sociedade corrompida através dos mais variados programas ou até mesmo bombardeando as igrejas cristãs, através dos erros de alguns de seus padres ou pastores, e não a igreja toda que está errada, mas os meios de comunicação generalizam. A internet é uma porta aberta para a entrada de todo quanto é tipo de informação, seja ela boa ou prejudicial. Muitas vezes nos pegamos contemplando coisas fúteis, e que não trazem nenhum tipo de benefícios para nós.
O apóstolo Paulo já nos alerta: Filipenses 4,8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que é pior, é que as coisas que são prejudiciais geralmente nos trazem grande prazer. São aparentemente atitudes inocentes e insignificantes, mas são na verdade uma brecha para a entrada do inimigo. Além do mais o pecado não é algo ruim, à primeira vista. O pecado se camufla como algo bom, porém depois as conseqüências são péssimas. Devemos estar atentos, pois a tentação vem por onde menos imaginamos.
È por isso, que precisamos saber o que falamos e o que transmitimos para nossos filhos através das palavras, comentários ou atitudes em relação às coisas de Deus ou a religião. O que estamos transmitindo para os nossos filhos ou netos? Estamos transmitindo ou incentivando-os a seguir Jesus e sua Igreja?
Não esqueçamos que nosso adversário é muito sagaz, logo temos que estar em constante vigilância:
1Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda ao vosso redor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.
Efésios 6:11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do diabo.
Não é suficiente que uma pessoa ouça, admire, concorde com o evangelho e reconheça suas verdades. É necessário que ela o receba no coração e obedeça na vida. E uma das ordens que temos que obedecer é a ordem de tornar conhecida de todos a luz do evangelho: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.  Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mateus 28:18-20)
Essa é também a missão dos pais no seio das famílias: Evangelizar!
Transmitir aos seus filhos os ensinamentos de Jesus, ensinando-os a rezar, incentivando-os a participar da vida da Igreja. Motivando seus filhos a serem verdadeiros seguidores de Jesus.
Quando uma família valoriza a luz do evangelho, precisa tomar cuidado para não ser egoísta na utilização dessa luz. Ela tem de refletir a luz para todos os que se encontram ao seu redor; deve se esforçar para tornar bem conhecidas as verdades que considera boas para si mesma. Precisa deixar sua luz brilhar diante dos homens, para que vejam de quem ele é e a quem ele serve, e sejam induzidos a seguir seu exemplo e unirem-se ao Senhor.
Tem de se esforçar para manter erguida sua lâmpada, de tal modo que muitos a vejam e, ao verem-na, admirem-na e creiam. Devemos nos esforçar para fazer com que nossos filhos vejam que achamos uma “pérola de grande valor” e desejamos que todos a encontrem.
O cristianismo de um homem pode ser considerado suspeito se ele está contente em ir para o céu sozinho. O verdadeiro cristão tem um coração dilatado. Se tem filhos, almejará a salvação deles; se é um patrão, desejará ver a conversão de seus empregados; se é um proprietário de imóveis, que seus inquilinos venham junto com ele para o reino de Deus. Esse é o cristianismo saudável. O cristão que se satisfaz em queimar para si mesmo a sua lâmpada está em péssimo estado de alma.
Homens de coração íntegro também têm as suas fraquezas e também erram, mas são homens de Deus, que se dedicam inteiramente a Deus. O que eles refletem é luz de verdade. “Todo o seu corpo” é luminoso. Seu Senhor pode ser visto em todas as suas conversas e atitudes. A graça que ele possui manifesta-se em todo o seu comportamento... a luz que nele há é verdadeira luz.
Vamos renunciar tudo aquilo que nos afasta de Deus e ele então poderá cumprir cada promessa nas nossas vidas. Pode ser que doa um pouco ter que nos afastar de velhos hábitos, mas é assim que nos aproximaremos mais do Pai, que é maior que todas estas coisas. Deixo aqui um estímulo a todos que desejam ter um relacionamento mais profundo com Jesus.












Um comentário:

  1. A Paz de Jesus, belíssima reflexão! encontrei essa página ao procurar algo para refletir com os pais de catequizando em reunião que teremos em breve. Regilandia Pedrosa

    ResponderExcluir