A Paróquia Nossa Senhora da Penha

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA AGRADECE SUA VISITA

terça-feira, 17 de abril de 2012

CATEQUIZANDO...


A catequese e o Concílio Vaticano II
A partir do Concílio Vaticano II houve uma grande reviravolta na catequese, quando se procurou transmitir a Palavra de Deus dentro de um contexto de fé e vida. Deixa-se o chamado “Catecismo” e começa a assumir uma opção bíblica na catequese, como forma de introduzir as crianças nos conhecimentos bíblicos, sendo que a Bíblia começava a ser posta na mão do povo. Foi então que os grandes temas do Antigo e Novo Testamento tornaram-se centrais na catequese como tentativa de iluminar suas vidas à luz da Palavra de Deus.
No decorrer desse processo histórico, a Palavra de Deus nem sempre foi utilizada de forma adequada para que ressoasse no coração humano pelo método catequético. Surge a pergunta: mesmo tendo a Bíblia como o livro por excelência da catequese e da vida do povo, está utilizando-a no processo de transmissão da fé? As pessoas estão sedentas da Palavra divina, porém, nem sempre esta é utilizada nas mais variadas formas de catequese.
Percebe-se que a Igreja e aqueles que com grande empenho e amor se dedicam no trabalho de evangelização, estão percorrendo um caminho para que a Palavra de Deus ecoe no coração das pessoas e seja uma semente de transformação na vida de nossas comunidades e de toda a sociedade.

Reunião da Coordenação da Catequese do Setor Jales

            No dia 18 de março, na sala de reuniões da Cúria Diocesana, realizou-se a reunião da Coordenação da Catequese do Setor Jales, onde pudemos contar com a participação de todos os coordenadores das paróquias e comunidades. Foi um reunião muito produtiva, na qual partilhamos nossa caminhada e elencamos algumas atividades da catequese a serem trabalhadas a nível do Setor Jales, que são as seguintes:
1. Formação a nível de Setor Jales para novos e atuais catequistas – Escola Catequética (no mínimo 3 à 4 momentos)
- Ver datas prováveis para essa formação:
- Paróquia da Catedral - 05 de maio – Tema: Metodologia e ambiente catequético;
- Paróquia São José Operário - 30 de junho – Mistagogia (Curso Diocesano de Catequese);
- Paróquia Santo Antonio - 20 de outubro – Vocação e Missão do Catequista (como pedagogia, afetividade)

2. Outros momentos do Setor para os catequistas:
- Retiro Espiritual no dia do catequista:
            Local: Santa Albertina
            Data: 26 de agosto
- Reuniões da coordenação da catequese no Setor:
            Locais: Cúria Diocesana
            Datas: 14 de julho
Devemos ter presente que no Encontro do Setor foram escolhidas duas urgências suscitadas pela Assembléia Diocesana, para serem trabalhadas em 2012, sem deixar de lado as outras, e ainda mais, dentre essas urgências escolhidas também foi citada a importância da Pastoral Orgânica, envolvendo a Pastoral Familiar, Catequese e Juventude. Precisamos ir descobrindo caminhos para esse trabalho, como:
- Momentos de formação e espiritualidade com os pais dos catequizandos em comunhão com a Pastoral Familiar;
- Valorizar a Semana da Família, envolvendo os pais dos catequizandos nos momentos programados com as famílias na paróquia ou comunidade;
- Apoiar e trabalhar em conjunto com os Grupos de Jovens existentes e buscarmos com eles uma forma de trabalhar com os adolescentes que estão na Catequese da Crisma para formar novos Grupos de Jovens, na perspectivas de uma continuidade do trabalho com os jovens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário