A Paróquia Nossa Senhora da Penha

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA AGRADECE SUA VISITA

domingo, 22 de abril de 2012

ESPAÇO JOVEM...


TEMA: OS VALORES MORAIS


O QUE SÃO OS VALORES MORAIS?
Os valores podem ser definidos como aspectos das pessoas ou coisas cuja importância intrínseca é objeto do desejo e da resposta humana.
Uma coisa é clara: um bom feijão com arroz e um excelente livro tem seus valores, mas não chegam a esgotar toda a hierarquia de valores. As características e o agir das pessoas também são valores.
Quando dizemos que uma pessoa é honesta, generosa ou santa, estamos afirmando que o modo dela viver está em sintonia com aquilo que é desejado e esperado que cada homem seja, expressão de um “valor” que todos gostaríamos de ter e que corresponde ao fim para o qual todo homem foi criado.
Com esse exemplo, não estamos falando de um plano puramente natural, como por exemplo que tal pessoa tem pernas, braços, afetos e vontade como as demais, mas ela possui dons, valores, que dizem respeito a sua liberdade de agir conforme os valores que acredita.
Esses valores, como os naturais (corpo), são objetivos; isto é, valem por si mesmos e não são gerados por nós. São objetivos, porque revelados, quer dizer, nós os conhecemos com clareza porque são revelados por Deus em sua palavra e por meio de seu filho Jesus.
É importante observar que os valores morais e religiosos correspondem ao bem integral da pessoa, isto é, dizem respeito ao ser humano considerado como uma totalidade, com todas as suas dimensões e em todas as suas relações. Por exemplo, o vinho das colinas romanas é bom e se o toma com satisfação na companhia dos amigos; faz bem para a digestão e o coração; tudo isso contém em si algo de bom. Contudo, tomar vinho até embriagar-se  significa posicionar-se contra o bem integral da pessoa, da família e da sociedade.
Precisamos discernir os verdadeiros valores que vão proporcionar a vida à nós, nossa família,  nossos amigos, nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário