A Paróquia Nossa Senhora da Penha

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA AGRADECE SUA VISITA

terça-feira, 17 de abril de 2012

PALAVRA DO PADRE



Estamos vivenciando o tempo pascal, no qual celebramos a ressureição do Senhor e a vida nova que Ele nos trouxe com sua entrega na cruz. Como Ele mesmo disse: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (Jo.12, 24). Dessa forma, com sua paixão e morte na cruz, Jesus morre, mas com sua ressurreição trouxe a vida e a salvação para todo gênero humano. Por isso, que celebramos grande alegria o tempo pascal com todo significado espiritual que nos traz.
A Páscoa significa libertação. A Páscoa é uma  festa que marca o fim da opressão escravizadora de Faraó sobre o povo hebreu. A profecia a Abraão revelava que seus descendentes ficariam sob o domínio de uma terra estranha por 400 anos, mas que depois eles seriam libertados e sairiam com grande riqueza (Gn 15,13-14). E isto de fato ocorreu, mas não antes que esta festa fosse celebrada. Porque Deus quis ensinar que o sacrifício expiatório, a fé e a nossa obediência precedem a plena libertação, afinal, Israel não estava sendo liberto apenas de Faraó, mas também de uma mentalidade de opressão. O sangue do cordeiro foi derramado e aspergido sob os umbrais da casa, o povo de Israel foi protegido do anjo exterminador. A libertação da páscoa reveste se, portanto, de um caráter introspectivo, por mostrar a necessidade pessoal de libertação por meio de uma mudança de pensamentos e ações, que caracterizam a vida nova em Cristo. 
Neste sentido, a Páscoa e o tempo pascal devem ser celebrados por nós com profunda reverência, afinal, Cristo foi a nossa Páscoa. Sua vida foi posta como cordeiro que sendo morto derramou seu sangue em favor de muitos. A nossa libertação plena foi conquistada por Cristo, a nossa Páscoa. João Batista o chamou de cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Paulo disse que ele é a nossa páscoa (1Co 5,7), e ele mesmo prometeu a libertação a todos quantos crerem nele (Jo 8,32-36).
Que o Cristo Ressuscitado seja a nossa força! Feliz Páscoa!

Padre Claudemir Ortunho

Nenhum comentário:

Postar um comentário