A Paróquia Nossa Senhora da Penha

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA AGRADECE SUA VISITA

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ESCOLA CATEQUÉTICA DO SETOR JALES

No dia 27 de abril, na Paróquia são José Operário, as (os) catequistas das paróquias e comunidades do Setor Jales, estiveram reunidas (os) para mais um momento de estudo e aprofundamento na Escola Catequética que acontece em três momentos do ano. Participaram da Escola 80 catequistas que estão se empenhando na sua atualização e formação permanente. Abaixo encontra-se um resumo deste momento de formação.

A fé celebrada, obra de Cristo e da Igreja.

“Quando orardes não useis de muitas palavras...Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estais no Céu...” (Mt 6,7.9ss)
            A fé da Igreja, transmitida ao longo dos séculos, é anunciada, vivida e testemunhada cumprindo o mandato de Jesus: “Vocês vão e façam discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que lhes ordenei. Eis que Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo”.
A celebração do Mistério de Cristo envolve o ser humano em todas as dimensões e circunstâncias, e a participação consciente e fervorosa nas celebrações da comunidade é um meio privilegiado de crescimento na santidade.
Como celebração do Mistério de Cristo, a Liturgia ocupa um lugar fundamental e insubstituível na vida da Igreja. Ação sagrada por excelência, ela constitui o ideal para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo é a fonte de onde emana a sua força vital. Mediante a Liturgia, Cristo continua na Sua Igreja, com ela e por meio dela, a obra da nossa redenção.
É celebrando juntos que nos tornamos Igreja e temos a possibilidade de viver a realidade de ser Igreja. Cada assembleia litúrgica é “Páscoa” e “Pentecostes”. Não pode ser considerada como uma atividade em meio a outras. Ela é fonte de vida da Igreja e de cada discípulo.
A Liturgia faz a Igreja. Porque é nela que o Ressuscitado vem ao encontro da comunidade de fé e com Seu Espírito nos ilumina e transforma, faz-nos participar de sua vida de comunhão com o Pai e nos envia de volta ao mundo, renovados e santificados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário